Blog

Thursday 3 February 2011

Começa a reprodução do cara-suja em caixas-ninho

Imagens são divulgadas pela primeira vez

Fábio Nunes

O cara-suja (Pyrrhura griseipectus) é o periquito mais ameaçado de extinção no Brasil. Ave exclusivamente nordestina, já foi encontrada em outros estados da região, como Pernambuco e Alagoas. Porém devido à destruição de seu habitat (as florestas nordestinas secas e úmidas) e à captura ilegal para o tráfico, acredita-se que atualmente a sua distribuição encontra-se restrita à Serra de Baturité e Quixadá, no Ceará.

Com a missão de evitar a perda de biodiversidade no Nordeste do Brasil, estimulando mudanças de atitude para construção de uma sociedade sustentável, a Aquasis vem conduzindo, desde 2005, ações de conservação na Serra de Baturité, realizando pesquisas de campo e campanhas de conscientização para salvar o cara-suja e seu ambiente, onde vivem mais 12 tipos de aves ameaçadas de extinção.

O cara-suja faz ninho em ôcos naturais de rochas e de árvores, porém, o desenvolvimento de ocos em plantas ocorre normalmente em exemplares antigos. Como a mata da serra de Baturité está em pleno processo de regeneração, sua mata é relativamente jovem, os ocos naturais são escassos.

Como forma de estimular o aumento populacional através de uma maior oferta de espaços reprodutivos, a Aquasis vem colocando caixas-ninho artificiais de madeira que já estão sendo utilizados pelos cara-suja.

Atualmente, estamos em pleno período reprodutivo da espécie, e com o auxílio de uma câmera no interior de uma caixa-ninho será possível documentar o que acontece dentro dos ninhos, imagens inéditas para a ciência.

As imagens serão disponibilizadas frequentemente neste blog. Durante as próximas semanas, novas imagens serão postadas. Assista o vídeo abaixo:



A AQUASIS conta com o apoio fundamental do LOROPARQUE e o FECOMERCIO neste processo.

No comments:

Post a Comment